icon-laika-veterinaria

Saúde Oral de Cães e Gatos!

Você sabe identificar se a saúde oral do seu pet está em dia?

O mau hálito é a principal queixa apresentada pelos tutores quando o animal apresenta doença periodontal. Este sinal indica que existem bactérias causando problemas na boca dos pets.

Caso não seja realizada com regularidade a escovação dos dentes ou outros métodos que promovem a profilaxia oral, outras alterações poderão ser observadas, dentre elas: gengivas avermelhadas e inchadas que indicam inflamação (gengivite), retração gengival, presença de tártaro e úlceras.

Com a evolução da doença periodontal, estruturas que sustentam os dentes poderão ser destruídas, fazendo com que os animais percam os seus dentes.

Como cuidar da saúde oral do seu Pet?

Escovação regular dos dentes

Cuidar da higiene oral do seu cão ou gato é, portanto, uma necessidade que requer a escovação regular com produtos adequados para os pets.

Além da escovação, produtos específicos para mastigação(petiscos) ou para adicionar à água de bebida, podem ser indicados pelo Veterinário para complementar um programa completo de saúde oral.

 

Limpeza profissional

Quando o tártaro está presente, a limpeza professional é a única solução. Essa limpeza deve ser realizada sempre por um profissional veterinário, sob anestesia geral.

Após a limpeza profissional, é importante a manutenção dos cuidados orais em casa, pois a placa bacteriana volta a se acumular e a doença provavelmente irá reaparecer.

Como o tártaro é formado?

Mais de 80% dos cães e gatos acima de 2 anos de idade, sofrem de algum problema dental*. Assim que os dentes nascem, a placa bacteriana já começa a se depositar sobre eles. Se nenhum cuidado for tomado, o pet pode desenvolver a doença periodontal, com consequências graves em muitos casos. A placa bacteriana (biofilme) se deposita sobre a superfície dos dentes dos cães entre 6 a 8 horas após uma refeição e se aloja nos espaços entre os dentes e a gengiva. Com o tempo, ocorre a mineralização da placa, fenômeno que leva ao surgimento do tártaro.

 

Quais os riscos de não realizar a higiene oral?

A placa bacteriana é a principal responsável pela inflamação, causando a doença oral mais frequente nos cães e gatos: a doença periodontal ou periodontite.

Essa doença, é um ataque às estruturas de sustentação dos dentes, o que inclui a gengiva, ossos e raiz dos dentes.

As consequências podem ser locais (dor, salivação, mau hálito, perda dos dentes) e, muitas vezes, também sistêmicas. As bactérias e mediadores da inflamação podem se disseminar pelo sangue, levando a problemas mais graves (infecções renais, doenças cardíacas, febre…).

 

Observou qualquer alteração em seu Pet? Agende uma consulta para avaliação! 

 

Limpeza de tártaro em cães, como e quando fazer?

 

Plano Mel

Formulário de cadastro

Plano Mel

Formulário de cadastro

Plano Tyson

Formulário de cadastro

Plano Tyson

Formulário de cadastro

Plano Kiara

Formulário de cadastro

icon-laika-veterinaria

Plano Kiara

Formulário de cadastro

Precisa de ajuda?